segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Produzo literatura?

Resultado de imagem para Adilson nogueira"
Foto do grande poeta da imagem: Adilson Nogueira... Suas fotografias provocam em mim as mesmas emoções dos grandes poetas e dos textos dos grandes escritores.


Têm coisas que são assim...

Outro dia um conhecido mandou-me uma mensagem dizendo assim:

"Oi, tenho um blog dedicado à literatura. Ele tem boa aceitação. Caso queira poderá publicar seus textos nele. Isto é, se o que você produz for literatura."

Desde este dia fiquei em dúvida se o que eu produzo é ou não literatura.

Mas o que é "produzir literatura"?

Eu até hoje ainda não sei... e talvez passarei a vida toda sem saber...

No entanto, escrevo meus versos... alguns desses versos, quando depois de um tempo os leio fico pensando se foi eu mesmo quem os escreveram. Teria eu a capacidade de talhar estes versos desse jeito?!!! Fico surpreendido. Encantado.

Nesses momento penso que fiz literatura.

Mas também tem aqueles versos que fiz, talhei, joguei ao vento, coloquei impressos em páginas, recebi prêmios por tê-los escritos. E aí, depois de algum tempo releio-os e nada. Nada acontece! Não há encantamento, não traz emoção... fico pensando que não é literatura....

Mas será que só há literatura quando emoções, em mim,  são provocadas?

Que diabo é isso que eles chamam de literatura?!!!!

É melhor deixar mão disso, desses padrões. Vou escrevendo o que sinto, como vejo o mundo, como gostaria que o mundo fosse, expressando meus desejos, dizendo das coisas da forma que as percebo... se for literatura: ótimo. Se não: ótimo.

Ah, mas gosto muito de ler Manoel de Barros, Guimarães Rosa, Mia Couto, Aden Leonardo, Jonas Vieira, José Roberto Pereira, Terezinha Pereira, Carmélia Cândida e agora estou saboreando, pela terceira vez, Malluh Praxedes, eu que vive um tempo encantado com Conceição Evaristo e Ana Luíza Freitas...

Não sei se o que eles fazem é literatura... acho que são autores que nunca se preocuparam com isso... eu não sei se tenho que me preocupar com isso... já ficaria satisfeito se fosse lido por eles também...

Acho que Manoel de Barros e Guimarães Rosa não irão ler meus versos... os outros, talvez!

Mas também... se não lerem... espero que se encantem com outros versos, de outros poetas... é o que importa, não é?

2 comentários:

  1. Ah! Que lindo! Também faço assim: vou escrevendo o que sinto, como vejo o mundo... se for literatura: ótimo; se não: ótimo.
    Também gosto de ler você. Você é poeta "pra daná", pode ter certeza! E, sim, você produz literatura, boa literatura.
    Muito obrigada pelo carinho.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. A bondade desta Carmélia não tem limites!!!

    ResponderExcluir