Realizamos o registro de mais uma obra. Trata-se de um minilivro. E quando digo minilivro, estou falando apenas em suas dimensões: 2,6 x 3,4 cm. Isso mesmo, em centímetro. O tamanho da fonte é também proporcional às dimensões da obra, fonte no tamanho de 4,5 pontos.
Além dos aspectos dimensionais, o que causa um primeiro impacto aos leitores, há também alguns aspectos artesanais que merecem ser destacados. Todos os livros são costurados à mão. Livro a livro. com um processo totalmente artesanal feito pelo próprio autor. Todo o projeto foi criado e desenvolvido pelo autor:
- criação do texto;
- diagramação;
- impressão;
- corte;
- dobras;
- costura;
- colagem
- e montagem do livro.
A única parte da obra que foi feita por terceiros foi a impressão da capa, isso porque o autor não possui impressora colorida, nem máquina laminadora. Por isso foi terceirizada. O fato de ser um livro artesanal, não há limites de edição. Estão sendo feitos 200 exemplares para o lançamento. E depois serão feitos por encomenda.
Vamos então ao conteúdo. Trata-se de três crônicas e um poema. As três crônicas narram memórias de infância do autor. Abordam temas vivenciados - e aprendidos - com seu pai. Daí o título: Presença paterna. A primeira crônica a temática é a "Lavação do cruzeiro", uma prática da crença popular de jogar água do pé de uma grande cruz, geralmente erguida no meio do campo, em lugar alto. Acredita-se que ao jogar água do pé da cruz o período chuvoso é mais abundante e garante a produção para o sustento da família. E nesta mesma tendência, ocorre na segunda e na terceira crônica.
Já o Poema é uma homenagem do autor à pessoa de seu pai, destacando o seus silêncio. Silêncio esse, que é "uma pausa no barulho do mundo". Com este conteúdo se preenche as 95 páginas deste minilivro.
Sem dúvida esta obra, impressiona pela dimensão, mas espera também impressionar pelo conteúdo.